Biografia

Olá! Sou Vanessa Rocha, uma trabalhadora da cultura, da arte e da palavra. Nasci em 19 de junho de 1980 na cidade brasileira de Petrópolis, na serra do Rio de Janeiro, onde vivi minha infância. Desconfio que a poesia das montanhas me fez escritora.

Tenho na escrita, na pesquisa e no desenvolvimento de projetos criativos as minhas principais atividades atuais. Por muitos anos, escrevi poesia. Atualmente, me dedico à ficção e, mais especialmente, ao ensaio. Meu objeto de pesquisa desde 2018 tem sido os aspectos sombrios e obscuros da psique humana, um interesse de longa data.

Sou doutoranda em Ciência da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa de Filosofia e Psicologia da Religião, mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Psicologia Analítica e bacharel em Produção Cultural. O Teatro foi minha primeira formação, em Curso de Formação de Atores, e também estudei canto por três anos. Em 2008, fui bolsista do Ministério da Cultura espanhol no curso Economía de la Cultura y Cooperación Internacional na Universidad de Valladolid (Espanha). Desde 2001, estudo e pratico o Yoga. Possuo ainda cursos livres em Psicanálise e em Comunicação Não-Violenta. Gosto de estudar, isso é um fato!

Em 2020, lancei meu primeiro romance, A Estrada da Saudade, como e-book Kindle pela Amazon-KDP, que será lançado na versão impressa em 2023. Meu primeiro livro, Novelo, foi lançado em 2007 pela Editora Multifoco, uma coletânea de poemas. O segundo foi publicado em 2013, pela Editora Mundo das Ideias, Poemas em carta e outras poesias. Desenvolvi ainda textos para atuação e declamação, tendo adaptado para monólogo o clássico Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, encenado em 2016, e criado textos poéticos originais que foram interpretados com orquestras em espaços como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles, entre outros.

Atuo também como palestrante e como professora em cursos livres. Entre 2007 e 2012, fui professora universitária no Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense e no Bacharelado de Marketing e Entretenimento da Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM do Rio de Janeiro.

Por 20 anos, construí uma carreira como produtora artística e cultural, sendo responsável pela coordenação e produção de projetos nas áreas de Música, Literatura, Pensamento, Cinema e Artes Cênicas. Fundei e dirigi a empresa de projetos e captação Trevo Criativo e sou cofundadora da Orquestra Johann Sebastian Rio, da qual fui diretora executiva entre 2014 e 2019. Sou produtora cultural concursada na UFRJ (atualmente em licença), onde trabalhei no Fórum de Ciência e Cultura como coordenadora de projetos e na Escola de Música da UFRJ como diretora de produção da Orquestra Sinfônica.

Como performer e atriz, atuei em montagens independentes com textos clássicos, liderei duas bandas musicais como vocalista e letrista e interpretei poemas em saraus e concertos, com foco na literatura em língua portuguesa. Também atuei como Riobaldo no monólogo adaptado de Grande Sertão: Veredas.

Em 2020, fundei a Medicina das Palavras, organização de educação, cultura e entretenimento voltada ao autoconhecimento e ao desenvolvimento das relações humanas.

Por fim, posso dizer que sou devota da natureza em suas expressões múltiplas. Também sou amante das artes, o que o meu currículo não nega, especialmente do cinema, da literatura e do teatro. Já a música é meu outro, minha eterna frustração e sombra que, agindo na dança dos opostos, insiste em me trazer luz.

%d blogueiros gostam disto: