Portfólio de Projetos Artísticos

Em 1998, aos 18 anos, iniciei um curso de Teatro. Essa foi a minha entrada definitiva no mundo da arte. Em 2000, ingressei na graduação em Produção Cultural. Desde então, construí uma carreira como produtora artística e cultural, criando e coordenando diversos projetos, mas sem deixar de estar nos palcos. Pausei a carreira em 2021 para investir na minha escrita e em um doutorado. Destaco abaixo os principais projetos realizados:

Orquestra Johann Sebastian Rio (2014-2019)

Direção executiva e assistência artística

Orquestra inovadora, da qual participei da fundação junto aos músicos Felipe Prazeres, Ivan Zandonade e Eduardo Pereira, no Rio de Janeiro, inaugurou sua vida na internet com um videoclipe do Verão de Vivaldi. O caminho da Johann (como é carinhosamente conhecida) seguiu com uma sequência de videoclipes do repertório de orquestra de câmara, desde a música barroca à romântica e nacional, com pitadas de humor e roteiros elaborados. A estreia nos palcos aconteceu em 2015 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com lotação máxima, em um espetáculo que unia música e teatro, tendência que seguiu com o grupo em outras produções. A orquestra se destaca como uma das melhores orquestras de câmara do país e em seus primeiros anos teve expressiva presença nos principais canais de mídia brasileiros.

Acesse aqui o canal da orquestra no YouTube

Orquestra Sinfônica da UFRJ (2014-2020)

Direção de produção e produção de conteúdo para redes sociais

A OSUFRJ é a orquestra sinfônica mais antiga do Rio de Janeiro, inaugurada em 1924 na então Universidade do Brasil, que depois veio a ser a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde seu início, contou com expressiva participação de mulheres e conta ainda como diferencial ser uma orquestra profissional que atua também como uma orquestra escola para os alunos do Bacharelado em Música da UFRJ.

Poesia falada (2016-2019)

Seleção de poemas, escrita e interpretação

Desde a participação em saraus e outros eventos artísticos, e a criação do Eu Sarau junto ao músico e ator Márcio Sanchez, até a participação interpretando poesia em concertos de orquestras de câmara e sinfônicas, participei de mais de 10 espetáculos de poesia falada entre 2016 e 2019, com foco em poemas autorais e de poetas do Brasil e de Portugal.

AS QUATRO ESTAÇÕES CARIOCAS. Criação e interpretação de poemas inspirados na obra de Vivaldi. Com orquestra Johann Sebastian Rio.
Interpretação de poemas autorais com orquestras sinfônicas. Sala Cecília Meireles, Auditório BNDES, Escola de Música da UFRJ.

Podcast Reino das Palavras (2020)

Seleção de poemas e interpretação

Em 2020, lancei no Spotify algumas gravações de poesia em língua portuguesa. Carlos Drummond de Andrade, Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena foram alguns dos alguns dos nomes que reinaram nesta terra sonora. Não segui com o projeto, mas ele segue online para ser ouvido.

Grande Sertão: Veredas em cena (2016)

Roteiro e atuação

Em 2016, enquanto as Olimpíadas no Rio começavam, eu mergulhava na elaboração de um roteiro para monólogo a partir da obra-prima de Guimarães Rosa. Foi um desafio incrível, não apenas pela escrita, que exigiu de mim um mergulho ainda mais profundo no livro, mas porque atuei como Riobaldo naquele mesmo ano, sob a direção de Márcio Sanchez, que ainda criou uma trilha sonora especial para a cena e atuou tocando ao vivo. O projeto foi realizado sob encomenda do Festival Interculturalidades, da Universidade Federal Fluminense, e gerou ainda um ensaio meu sobre a arte de adaptar um texto literário clássico para a cena, publicado no livro do projeto, lançado pela Editora da UFF.

Espetáculo Poemas em carta (2013/2014)

Dramaturgia e atuação

Espetáculo que criei inspirada no meu livro homônimo de poemas. A estreia ocorreu em dez/2013, no lançamento do livro, no histórico casarão da UFRJ da Praia do Flamengo, sob direção e preparação vocal da cantora e atriz Analu Paredes e com trilha sonora original do músico Francisco Pellegrini. O espetáculo foi apresentado também em versão pocket na UFF e no Solar do Jambeiro, em Niterói.

Cena do espetáculo POEMAS EM CARTA
Cena do espetáculo POEMAS EM CARTA

Bandas Móbile e Efêmera (2006-2010)

Voz e letras

Entre 2006 e 2010, enquanto estudava canto e teoria musical, participei da criação de duas bandas, onde eu cantava e escrevia letras com o músico e compositor Pedro Chiappini. As duas bandas tocavam músicas autorais e versões de rock progressivo, clássico e brasileiro. Foi um período bem divertido, mas que tem poucos registros.

Festival Interculturalidades e Programa Interlatinidades (2002-2006)

Criação, curadoria e coordenação de produção

Realizado no Centro de Artes da UFF, a Universidade Federal Fluminense, um dos principais espaços culturais da cidade de Niterói/RJ, o festival foi um dos mais importantes eventos da cidade no início dos anos 2000. Nele, participaram grandes nomes da cultura brasileira e latinoamericana, de literatura, música, cinema, teatro, pensamento, artes visuais e cultura popular. Entre os participantes, nomes como Arnaldo Antunes, Ariano Suassuna, Gilberto Gil, José Celso Martinez Correa, Grupo Piollin de Teatro, Leonardo Boff, Humberto Maturana, Ana Miranda, entre outros.

Arnaldo Antunes no Interculturalidades 2002.
Apresentação de Carimbó no Interculturalidades 2006.
Humberto Maturana, Interculturalidades 2004.

Seminário Caminhos da Produção Cultural – CCBB (2004-2005)

Em construção

Seminário A Cara da Livro (2001)

Em construção

Espetáculo A vida de Galileu, de Bertolt Brecht (1999)

Em construção